SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esEducación especial y inclusión escolar en los planes municipales de educación de la baixada fluminense: avances, contradicciones y perspectivasDe las directrices a la oferta del servicio de atendimiento educacional especializado en municipios de la Baixada Fluminense/RJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

LOPES, Andressa  y  PEDROSO, Cristina Cinto Araujo. Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.97-116. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, que objetivou investigar a parceria entre instituição especializada e escola comum no apoio à escolarização do aluno com deficiência intelectual, em um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. A coleta dos dados foi obtida por meio de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição especializada. A entrevista contemplou questões relacionadas aos seguintes aspectos: a organização e o funcionamento da instituição especializada; os alunos que frequentam a instituição; o apoio da instituição às escolas comuns e a relação com as famílias; o perfil e a formação dos profissionais da instituição. Os dados mostraram que o trabalho dessa instituição especializada não está articulado com o currículo da escola regular, não garante continuidade nem tampouco realiza a antecipação dos conteúdos trabalhados pela escola e não há uma cultura de reflexão conjunta da instituição e da escola sobre o desenvolvimento do currículo e as práticas pedagógicas, impedindo a identificação de caminhos mais apropriados para a escolarização dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, o avanço das políticas educacionais não provocou, no contexto estudado, avanço nas práticas institucionais na perspectiva da educação inclusiva.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Instituições de Educação Especial; Educação dos Deficientes Intelectuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )