SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esA inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismoReconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

OLIVEIRA, Ivone Martins de  e  PADILHA, Anna Maria Lunardi. Crianças com autismo na brinquedoteca: modos de interação e de inserção nas práticas sociais. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.185-202. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202.

Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Considerando resultados de estudos que apontam o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, este estudo visa a analisar as formas de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas idênticas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada.

Palavras-chave : Autismo; Criança; Ludoteca; Inclusão Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )