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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SALES, Sales de Cássia  e  BATISTA, Cecília Guarnieri. Reconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectual. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.203-221. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp203-221.

Durante o desenvolvimento da linguagem infantil, a reprodução oral de uma narrativa ouvida pela criança vai além de um simples reconto, pois inclui também elementos/ vivências do sujeito em sua vida (biografia) e que foram social e emocionalmente transformados em suas experiências. O objetivo do presente estudo foi descrever aspectos do funcionamento narrativo de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual e alteração de linguagem em contextos interativos de contação de histórias. Participaram três crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino e atendidas em uma instituição especializada. A coleta de dados foi realizada por meio de videogravações de sessões de atendimentos, nos quais desenvolveu-se o projeto “Contação de História”. O projeto era composto pela contação de uma história pelo pesquisador, representação de cena ou jogo lúdico relacionado aos elementos temáticos da história e, por fim, contação coletiva da história. Os resultados permitiram identificar o uso de recursos paralinguísticos, gestuais e visuais pelas crianças e a contribuição dos interlocutores no enriquecimento da narrativa. Os dados evidenciaram a importância do outro (adulto e parceiros) e da adaptação de recursos para a promoção do desenvolvimento de crianças com diagnósticos de deficiência intelectual.

Palavras-chave : Linguagem; Desenvolvimento de linguagem; Distúrbios de Linguagem.

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