SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esReconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectualA escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SANTOS, Cristiane da Silva; PINTO, Glaucia Uliana  e  PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. O corpo como mobilizador de aprendizagens: por uma educação infantil inclusiva. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.223-239. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp223-239.

Este artigo problematiza a função da escola e das práticas pedagógicas destinadas à educação das crianças com deficiência na Educação Infantil, ainda centradas em um viés assistencialista (do cuidado e treino de habilidades), para propor outro trato com esse público na perspectiva da formação do humano na escola nos termos de Vigotski. Assim, de uma visão negativa, que olha para crianças com deficiência a partir de suas insuficiências e as paralisa nelas, busca-se um olhar afirmativo da criança com deficiência, que a empodere, vendo em sua existência forças e possibilidades. Para isso, o texto aponta o corpo como mobilizador de aprendizagens, quer dizer, de uma socialização desencadeadora de aprendizagens, portanto, de interações qualitativamente superiores, enriquecidas, capazes de tornar esse corpo-criança- deficiente, partícipe efetivo da vida. A partir dos estudos de Kohan, o texto defende que se disparem experiências do corpo e com o corpo, que coloquem em xeque certas verdades instituídas e que nele são marcadas socialmente. Ainda nessa direção, discute-se a necessidade de que o corpo seja, também, um catalisador na formação de professores que lidam com corpos-crianças-deficientes, para que práticas pedagógicas realmente inclusivas, vitalizadoras e transformadoras possam compor-se na Escola de Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Inclusão; Práticas Pedagógicas; Corpo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )