SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3  suppl.esThe body as a learning trigger: for an inclusive child educationSome questions about the oral language in children with down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SILVA, João Henrique da  and  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.241-258. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258.

Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais, considerando a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sociocultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concerne às funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE em planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.

Keywords : Escolarização Indígena; Atendimento Educacional Especializado; Interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )