SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esEl cuerpo como mobilizador de aprendizajes: por una educación infantil inclusivaAlgunas cuestones a cerca del lenguaje oral de ninos con síndrome de down índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SILVA, João Henrique da  y  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.241-258. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258.

Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais, considerando a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sociocultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concerne às funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE em planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.

Palabras clave : Escolarização Indígena; Atendimento Educacional Especializado; Interculturalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )