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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SILVA, João Henrique da  e  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.241-258. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp241-258.

Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais, considerando a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sociocultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concerne às funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE em planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.

Palavras-chave : Escolarização Indígena; Atendimento Educacional Especializado; Interculturalidade.

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