SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esA escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MSA (re)significação “criança que não aprende”: desafios da escola, família e equipe de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida. Algumas questões sobre a linguagem oral de crianças com síndrome de down. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.259-273. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp259-273.

Este trabalho objetiva produzir conhecimento a respeito das especificidades da linguagem oral das crianças com síndrome de Down (SD) na etapa da educação infantil, contrapondo-se à perspectiva patologizante e reducionista a respeito do como se configura a aquisição da linguagem desses indivíduos visando auxiliá-los nesse processo e inclusive aos seus professores. O estudo ancora-se na Teoria Histórico-Cultural (THC), a qual considera que toda criança pode aprender, embora possa fazê-lo por caminhos diferentes, e isso acontece, também, com as crianças SD, que apresentam especificidades em relação à apropriação da linguagem, mas passam pelas mesmas etapas como qualquer criança. Os dados foram coletados longitudinalmente em situações interacionais e em locais distintos. Os resultados demonstram que embora passem pelas mesmas etapas, as crianças SD necessitarão de um tempo maior para sistematizar o conhecimento internalizado, sendo notada a presença de processos fonológicos como dessonorização, apagamento de sílaba átona e, também, o estilo telegráfico. Isso ocorre na fala de qualquer criança, mas nas crianças SD esses processos irão permanecer por mais tempo, atribuindo uma característica infantilizada às suas produções. Nesse processo, a presença do mediador/professor é determinante, pois fornecerá modelos necessários para uma efetiva internalização da linguagem, nessas crianças.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Linguagem; Educação Infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )