SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3  suppl.esSome questions about the oral language in children with down syndromeDeaf teachers: teaching, formation and deaf pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

OLIVEIRA, Eva Cristina de  and  BAGAROLLO, Maria Fernanda. A (re)significação “criança que não aprende”: desafios da escola, família e equipe de saúde. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.275-286. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp275-286.

A queixa de não aprendizagem tem se tornado comum nos espaços escolares e, na busca por uma solução, as crianças são encaminhadas para uma avaliação com profissionais das áreas da educação e da saúde com o intuito de verificar os fatores que as impedem de desenvolver-se dentro do esperado. Tomando como referência a perspectiva histórico- -cultural, para a qual a não aprendizagem tem sua origem nos processos sociais, o objetivo deste estudo é compreender a visão dos pais, professores e equipe de saúde a respeito do processo de encaminhamento de crianças consideradas incapazes de aprender na escola para a avaliação cognitiva e indicação de classe especial. A pesquisa de campo ocorreu em um município situado no Centro-Oeste paranaense e os dados foram construídos a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, sendo: cinco com responsáveis pelos alunos (pai ou mãe), cinco com crianças, cinco com professores e quatro com profissionais que compõem a equipe de avaliação. As análises apontam para a importância de um modelo educacional que possibilite visualizar as crianças dentro de suas especificidades e valorizar o que cada uma possui de conhecimento e vivências, não as remetendo à avaliação a partir de uma padronização ou de uma área distinta. É preciso perceber a criança a partir do que ela é capaz de aprender, e não do que não aprendeu.

Keywords : Crianças; Educação; Saúde; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )