SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esLa (re)significación “el niño no aprende”: los retos de la escuela, la familia y el equipo de saludParticipación y exclusión en curriculum escolar: la deficiencia como marca definitoria de las (in)capacidades de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

ROMARIO, Lucas  y  DORZIAT, Ana. Professoras surdas: ensino, formação e pedagogia surda. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.287-309. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp287-309.

Este artigo apresenta os resultados preliminares de um trabalho dissertativo, o qual visa analisar o trabalho de três Professoras Surdas que realizavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos Surdos e alunas Surdas em escolas públicas regulares de João Pessoa-PB. Inspirados nos Estudos Culturais da Educação e nos Estudos Surdos, partimos do pressuposto de que o processo educacional para pessoas Surdas é mais qualificado quando compartilhado por docentes e discentes Surdos/as. Utilizando a observação não participante como principal técnica de pesquisa, obtivemos dados que ratificaram o nosso pressuposto: mostraram que o contato diário entre docentes e discentes Surdos/as possibilita trocas de experiências de vida, histórias de luta da comunidade Surda, aprendizagem linguística, aspectos indispensáveis para a construção de identidades. Nesse processo, observamos que a língua de sinais é fundamental, mas não o suficiente para que as professoras Surdas pesquisadas exercessem a docência. Era preciso uma formação baseada na Pedagogia Surda, na qual os currículos fossem pensados de forma mais ampla, considerando a cultura e a diferença Surdas como eixos centrais.

Palabras clave : Professoras Surdas; Ensino; Formação; Pedagogia Surda.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )