SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esProfessoras surdas: ensino, formação e pedagogia surdaTecnologias assistivas e arte-educação: interfaces digitais e físicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MAGALHAES, Rita de Cássia Barbosa Paiva  e  SOARES, Marcia Torres Neri. Participação e exclusão no currículo escolar: a deficiência como marca definidora das (in)capacidades dos estudantes. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.311-333. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp311-333.

O objetivo deste artigo é analisar formas de participação e exclusão de estudantes com deficiência no contexto curricular de uma escola da rede pública estadual de ensino localizada em Natal-Estado do Rio Grande do Norte-Brasil. A investigação sobre currículo se evidencia pertinente por lidar tanto com as formas de organização do conhecimento escolar, quanto com a formação das subjetividades, com rebatimentos no lugar que o estudante com deficiência ocupa na escola. Com base metodológica na pesquisa-ação colaborativo-crítica, na qual diálogo e tensões estiveram presentes, desenvolvemos a investigação com 26 professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e uma intérprete de Libras. Como instrumentos, a observação direta, a entrevista, a análise de documentos e uma proposta de formação continuada constituída com os sujeitos participantes e os demais colaboradores da pesquisa. Persistia uma noção de deficiência como algo “inerente ao indivíduo”, finalizando por delimitar sua forma de estar na escola. A pesquisa instigou os sujeitos a discutirem a respeito suas ações e acerca dos atos do coletivo da escola voltados para estudantes com deficiência. Ressaltamos que a problematização das práticas pedagógicas parece um desafio que se impõe na construção de um currículo atento à diversidade de demandas de estudantes com deficiência

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Currículo; Educação Especial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )