SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esParticipação e exclusão no currículo escolar: a deficiência como marca definidora das (in)capacidades dos estudantesDeficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CAMARGO, Evani Amaral; ARAUJO, Daniel Paz de; HILDEBRAND, Hermes Renato  e  LEOTE, Rosangela da Silva. Tecnologias assistivas e arte-educação: interfaces digitais e físicas. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.335-349. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp335-349.

Com este artigo, pretende-se discutir o uso das Tecnologias Assistivas para compreender e auxiliar sujeitos com alterações neurológicas que estão impossibilitados de interagir por meio da linguagem oral e que podem fazer uso de interfaces computacionais para a sua comunicação. A discussão do uso dessas ferramentas para o processo de cognição, de ensino e aprendizagem é feita a partir da perspectiva histórico-cultural, que observa as tecnologias emergentes por meio de interfaces digitais contemporâneas. Para isso, foram desenvolvidas ferramentas tecnológicas, principalmente as que detectam os movimentos do olho, para analisar os processos de interação das pessoas em atividades de arte-educação. Essas interfaces computacionais são de baixo custo e visam ao desenvolvimento de ferramentas que facilitem o processo de comunicação de sujeitos com alterações neurológicas por intermédio do ensino de artes. Como resultados, avalia-se que cada sujeito precisa de uma adaptação da tecnologia para se beneficiar do uso da interface, que amplia a sua possibilidade de interação e apropriação dos bens culturais, bem como dos conhecimentos específicos da disciplina em questão. Esse projeto está sendo desenvolvido por diversos pesquisadores em suas instituições acadêmicas, caracterizando-se como um projeto interdisciplinar.

Palavras-chave : Tecnologias Assistivas; Interfaces Digitais; Arte-educação; Design de Interação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )