SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3  suppl.esTecnologias assistivas e arte-educação: interfaces digitais e físicasFormação de conceitos por alunos com deficiência: o que os estudos têm nos revelado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BARBOSA, Marily Oliveira  e  DUARTE, Lourdes Nascimento. Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.351-368. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp351-368.

O presente trabalho tem por objetivo desvelar os conhecimentos produzidos nas dissertações e teses brasileiras sobre os desafios e possibilidades de escolarização de sujeitos com deficiência intelectual (DI) em ambientes de escola regular. A metodologia utilizada foi revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos 2008 e 2014, por meio de descritores que tinham relação direta com o termo deficiência intelectual. Os resultados apontaram para 103 produções acadêmicas, cujos principais achados foram: a) elevado número de pesquisas qualitativas e b) envolvimento de professores que atuam nas salas de aula comuns de escolas públicas regulares. Os pesquisadores, nessas produções, focaram o processo de escolarização e apontaram a aprendizagem de conteúdos escolares pelos estudantes com DI. Nesse sentido, o levantamento das produções oportunizou a obtenção das contribuições relacionadas à possibilidade de inclusão escolar no que diz respeito ao acesso, permanência e aprendizagem, desde que haja mudanças estruturais e pedagógicas no ambiente escolar.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Escolarização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )