SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1DIFICULTADES DE LOS ALUMNOS CON LOS REGISTROS DE REPRESENTACIÓN SEMIÓTICA EN CLASES DE FÍSICA DE UNA ESCUELA BRASILEÑA DE EDUCACIÓN SECUNDÁRIA: LA X DEL PROBLEMA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SA, Cristina Manuela. DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM LÍNGUA MATERNA A ENSINAR CIÊNCIAS. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.11-21. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p11-21.

Defendemos uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, contemplando duas vertentes: o contributo do domínio adequado da língua materna para o sucesso, nomeadamente no contexto acadêmico abrangendo todas as áreas curriculares – ser professor de Português – e, inversamente, o contributo do ensino/aprendizagem das restantes áreas curriculares para um melhor domínio da língua materna – ser professor em Português. No âmbito dessa segunda vertente de investigação, promovemos um estudo exploratório com o propósito de determinar como é possível desenvolver esse tipo de trabalho por meio do ensino das ciências, num nível de escolaridade em que não há monodocência. A análise de documentos que regulam as práticas pedagógico-didáticas de Ciências da Natureza em Portugal permitiu-nos demonstrar que é possível atingir esse objetivo. De fato, há competências relacionadas com o adequado domínio da língua materna, que podem ser desenvolvidas nas aulas dessa disciplina, se os professores seguirem as indicações dadas nos textos reguladores.

Palabras clave : TRANSVERSALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO DAS CIÊNCIAS; LEITURA; ESCRITA; COMUNICAÇÃO ORAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )