SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1DIFICULDADES DOS ALUNOS COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM AULAS DE FÍSICA DE UMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: O X DA QUESTÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SA, Cristina Manuela. DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM LÍNGUA MATERNA A ENSINAR CIÊNCIAS. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.11-21. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p11-21.

Defendemos uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, contemplando duas vertentes: o contributo do domínio adequado da língua materna para o sucesso, nomeadamente no contexto acadêmico abrangendo todas as áreas curriculares – ser professor de Português – e, inversamente, o contributo do ensino/aprendizagem das restantes áreas curriculares para um melhor domínio da língua materna – ser professor em Português. No âmbito dessa segunda vertente de investigação, promovemos um estudo exploratório com o propósito de determinar como é possível desenvolver esse tipo de trabalho por meio do ensino das ciências, num nível de escolaridade em que não há monodocência. A análise de documentos que regulam as práticas pedagógico-didáticas de Ciências da Natureza em Portugal permitiu-nos demonstrar que é possível atingir esse objetivo. De fato, há competências relacionadas com o adequado domínio da língua materna, que podem ser desenvolvidas nas aulas dessa disciplina, se os professores seguirem as indicações dadas nos textos reguladores.

Palavras-chave : TRANSVERSALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO DAS CIÊNCIAS; LEITURA; ESCRITA; COMUNICAÇÃO ORAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )