SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1DEVELOPÍNG COMPETENCIES IN THE MOTHER TONGUE TEACHING SCIENCESPHYSICAL STATES OF MATTER. COMPUTER SIMULATIONS IN THE 5TH GRADE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; SANTOS, Luany Renata dos  and  FRANZOL, Samara Dilio. DIFICULDADES DOS ALUNOS COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM AULAS DE FÍSICA DE UMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: O X DA QUESTÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.23-34. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34.

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento com apoio da FAPESP, cujo título é “Pesquisa-Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral”, em continuidade a outras que têm como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não distinguirem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X.

Keywords : SEMIÓTICA; ENSINO DE FÍSICA; ENSINO MÉDIO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )