SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1DESARROLLAR COMPETENCIAS EN LENUA MATERNA ENSEÑANDO CIENCIASESTADOS FÍSICOS DE LA MATERIA. SIMULACIONES POR ORDENADOR EN 5º AÑO DE ESCOLARIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; SANTOS, Luany Renata dos  y  FRANZOL, Samara Dilio. DIFICULDADES DOS ALUNOS COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM AULAS DE FÍSICA DE UMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: O X DA QUESTÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.23-34. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34.

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento com apoio da FAPESP, cujo título é “Pesquisa-Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral”, em continuidade a outras que têm como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não distinguirem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X.

Palabras clave : SEMIÓTICA; ENSINO DE FÍSICA; ENSINO MÉDIO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )