SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM LÍNGUA MATERNA A ENSINAR CIÊNCIASESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA. SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO 5º ANO DE ESCOLARIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; SANTOS, Luany Renata dos  e  FRANZOL, Samara Dilio. DIFICULDADES DOS ALUNOS COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM AULAS DE FÍSICA DE UMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: O X DA QUESTÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.23-34. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34.

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento com apoio da FAPESP, cujo título é “Pesquisa-Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral”, em continuidade a outras que têm como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não distinguirem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X.

Palavras-chave : SEMIÓTICA; ENSINO DE FÍSICA; ENSINO MÉDIO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )