SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1DIFICULDADES DOS ALUNOS COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM AULAS DE FÍSICA DE UMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: O X DA QUESTÃOTRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES DE UM NÚMERO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

ARAUJO, FATIMA MARIA; LOPES, BERNARDINO; CRAVINO, JOSÉ  e  SOARES, ARMANDO. ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA. SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO 5º ANO DE ESCOLARIDADE. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.35-54. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p32-54.

As mudanças do estado físico da matéria poderão ser melhor compreendidas pelos alunos do 5º. ano de escolaridade se eles adquirirem noções básicas da teoria corpuscular e cinético-molecular. A introdução precoce do conceito de partícula, da sua dinâmica e da interação entre partículas também poderá reduzir o aparecimento de concepções alternativas e facilitar a compreensão futura dessas teorias. Apesar de serem conceitos abstratos e de difícil compreensão, tanto pela natureza das partículas como pela sua dimensão, o uso de simulações computacionais poderá reduzir a abstração necessária à compreensão de tais conceitos. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diferentes estratégias de utilização de simulações computacionais, na aprendizagem das mudanças do estado físico da matéria a nível microscópico, em alunos com idades entre os 9 e os 11 anos. O estudo foi realizado em quatro turmas. Foram empregadas duas simulações e quatro formas de as integrar no currículo. Recolheram-se dados acerca do ensino e da aprendizagem, recorrendo em particular à realização de um pré-teste e de um pós-teste. O estudo permitiu verificar qual das estratégias de integração das simulações computacionais no currículo foi mais eficaz.

Palavras-chave : ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA; NATUREZA CORPUSCULAR DA MATÉRIA; SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS; ESTRATÉIAS DE INTERAÇÃO CURRICULAR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )