SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1PHYSICAL STATES OF MATTER. COMPUTER SIMULATIONS IN THE 5TH GRADEEDUCATIONAL REFORMS AND TEACHERS’ OPINIONS ON FAILURE IN PHYSICS AND CHEMISTRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

MONTENEGRO, PAULA; COSTA, CECÍLIA  and  LOPES, BERNARDINO. TRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES DE UM NÚMERO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.55-68. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p35-68.

A resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com essas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos de idade). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) esse efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potenciou as transformações de representações tendo como consequência uma melhoria no desempenho geral dos alunos.

Keywords : DIVISORES; MÚLTIPLOS; REPRESENTAÇÕES VISUAIS; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )