SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1TRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES DE UM NÚMEROCOLABORAÇÃO EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UM CAMINHO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

AUGUSTO, CESARINA; CRAVINO, JOSÉ PAULO; SOARES, ARMANDO A.  e  LOPES, BERNARDINO. REFORMAS EDUCATIVAS E OPINIÕES DOS PROFESSORES SOBRE O INSUCESSO EM FÍSICA E QUÍMICA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.69-82. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p69-82.

Este estudo baseia-se numa análise documental da opinião dos professores quanto às possíveis causas para o insucesso na disciplina de Física e Química no ensino secundário nos últimos 80 anos, em Portugal. Os resultados da pesquisa apontam, entre outras, duas causas: programas extensos e número elevado de alunos por turma. Apesar de durante esse período terem sido implementadas várias reformas do sistema educativo, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos nessa disciplina, verifica-se a persistência das percepções dos professores quanto às causas do insucesso. Discutem-se possíveis razões para esses resultados.

Palavras-chave : ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA; INSUCESSO; PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )