SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1REFORMAS EDUCATIVAS Y OPINIONES DE LOS MAESTROS SOBRE EL FRACASO EN FÍSICA Y QUÍMICAHANDS-ON QUÍMICA EN EDUCACIÓN INFANTIL: EXPERIMENTOS REALIZADOS POR PEQUEÑOS “CIENTÍFICOS” EN CENTROS DE EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

LOURENCO, LUÍSA MARIA GERALDES  y  BAPTISTA, MÔNICA LUÍSA MENDES. COLABORAÇÃO EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UM CAMINHO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.83-98. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p83-98.

O desenvolvimento profissional de professores como fenômeno de mudança ao longo do tempo pode ocorrer num processo em que se cruza a dinâmica da mudança individual e coletiva, com vista a uma maior profissionalidade. Se a mudança constitui um processo, ela é, ao mesmo tempo, um produto, resultado de um processo de aprendizagem que inclui novas formas de pensar e de entender a prática quando confrontados com numerosos problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Tratando-se de uma atividade profissional complexa, há toda a vantagem em recorrer aos esforços de uma equipe de trabalho em que os diversos professores trabalham em conjunto numa base de relativa igualdade, de modo a haver ajuda mútua para atingirem os mesmos objetivos. Este artigo descreve um estudo que visa compreender de que modo a colaboração potencia o desenvolvimento profissional de professores de Física e Química. Nesse quadro, criou-se um grupo colaborativo com um projeto de intervenção (PI) assente na concepção e realização de tarefas de investigação (TI) na sala de aula. Os dados foram recolhidos recorrendo a entrevistas, gravações-vídeo e notas de campo, tanto das sessões do PI, como das aulas de realização das TI. Os resultados mostraram que a colaboração promoveu a realização de aprendizagens relacionadas com a natureza e concepção das TI e com a sua condução em aula.

Palabras clave : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; COLABORAÇÃO; TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )