SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1REFORMAS EDUCATIVAS E OPINIÕES DOS PROFESSORES SOBRE O INSUCESSO EM FÍSICA E QUÍMICAHANDS-ON QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: REALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS POR PEQUENOS “CIENTISTAS” NUM JARDIM DE INFÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

LOURENCO, LUÍSA MARIA GERALDES  e  BAPTISTA, MÔNICA LUÍSA MENDES. COLABORAÇÃO EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UM CAMINHO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.83-98. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p83-98.

O desenvolvimento profissional de professores como fenômeno de mudança ao longo do tempo pode ocorrer num processo em que se cruza a dinâmica da mudança individual e coletiva, com vista a uma maior profissionalidade. Se a mudança constitui um processo, ela é, ao mesmo tempo, um produto, resultado de um processo de aprendizagem que inclui novas formas de pensar e de entender a prática quando confrontados com numerosos problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Tratando-se de uma atividade profissional complexa, há toda a vantagem em recorrer aos esforços de uma equipe de trabalho em que os diversos professores trabalham em conjunto numa base de relativa igualdade, de modo a haver ajuda mútua para atingirem os mesmos objetivos. Este artigo descreve um estudo que visa compreender de que modo a colaboração potencia o desenvolvimento profissional de professores de Física e Química. Nesse quadro, criou-se um grupo colaborativo com um projeto de intervenção (PI) assente na concepção e realização de tarefas de investigação (TI) na sala de aula. Os dados foram recolhidos recorrendo a entrevistas, gravações-vídeo e notas de campo, tanto das sessões do PI, como das aulas de realização das TI. Os resultados mostraram que a colaboração promoveu a realização de aprendizagens relacionadas com a natureza e concepção das TI e com a sua condução em aula.

Palavras-chave : DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; COLABORAÇÃO; TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )