SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1HANDS-ON CHEMISTRY IN PRESCHOOL EDUCATION EXPERIMENTS EXECUTED BY LITTLE “SCIENTISTS” IN KINDERGARTENKNOWLEDGE OF THE SUPERVISORS IN PIBID TRAINING AND PARTNERSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

PASCHINI NETO, MICHEL  and  TOMMASIELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO. A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE VÊ. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.113-124. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124.

Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, a respeito dos movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos modelos cosmológicos, da História da Astronomia e acerca da observação celeste, temas importantes para este estudo.

Keywords : ENSINO DE ASTRONOMIA; MOVIMENTOS DA TERRA; ROTAÇÃO; TRANSLAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )