Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Comunicações
versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
PASCHINI NETO, MICHEL e TOMMASIELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO. A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE VÊ. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.113-124. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124.
Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, a respeito dos movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos modelos cosmológicos, da História da Astronomia e acerca da observação celeste, temas importantes para este estudo.
Palavras-chave : ENSINO DE ASTRONOMIA; MOVIMENTOS DA TERRA; ROTAÇÃO; TRANSLAÇÃO.