SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1HANDS-ON QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: REALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS POR PEQUENOS “CIENTISTAS” NUM JARDIM DE INFÂNCIASABERES DOS SUPERVISORES NO CONTEXTO DO PIBID: FORMAÇÃO E PARCERIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PASCHINI NETO, MICHEL  e  TOMMASIELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO. A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE VÊ. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.113-124. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p113-124.

Os movimentos da Terra contrariam a verificação sensorial, que mostra um planeta imóvel. A transposição do que se observa para o modelo que se ensina é imprescindível ao ensino e aprendizagem da astronomia: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos de professores de Ciências e de Física do ensino básico, a respeito dos movimentos terrestres. Foram aplicados questionários tipo Likert a 56 professores. Os resultados indicaram que os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos modelos cosmológicos, da História da Astronomia e acerca da observação celeste, temas importantes para este estudo.

Palavras-chave : ENSINO DE ASTRONOMIA; MOVIMENTOS DA TERRA; ROTAÇÃO; TRANSLAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )