SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1KNOWLEDGE OF THE SUPERVISORS IN PIBID TRAINING AND PARTNERSHIPAPPROPRIATION ATTEMPTS OF ACADEMIC LANGUAGE FOR STUDENTS: WRITTEN PRODUCTION IN THE UNIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

NASCIMENTO, MARI CLAIR MORO; BARBOSA, RAQUEL LAZZARI LEITE  and  OLIVEIRA, ANELISE MARTINELLI BORGES DE. FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.149-169. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p149-169.

Este estudo, com o objetivo de apresentar a diversidade de instrumentos avaliativos como um aspecto que pode favorecer a formação e a atuação de futuros professores, está embasado na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de questionário. As informações adquiridas foram analisadas, categorizadas e quantificadas, tendo por fundamento a análise de conteúdo. O olhar se volta para a avaliação nos cursos de formação de professores, por acreditarmos que, se os futuros professores experienciarem a diversidade de instrumentos avaliativos, poderão ampliar seus conhecimentos a respeito do status da própria aprendizagem e da formação, valendo-se dessa prática quando estiverem no exercício da docência, tendo em vista favorecer a melhoria do conhecimento dos alunos com os quais estarão atuando no contexto da educação básica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, em uma turma do 2º. ano, em um curso de Pedagogia, cujo funcionamento ocorre em uma universidade pública situada no Estado do Paraná. Os dados possibilitaram perceber o portfólio e o mapa conceitual como os instrumentos avaliativos que mais proporcionaram aprendizagens, bem como a importância do feedback do professor aos alunos, por ser essencial a devolutiva acerca da qualidade das aprendizagens.

Keywords : INSTRUMENTOS AVALIATIVOS; AVALIAÇÃO FORMATIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )