SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1SABERES DE LOS SUPERVISORES EN EL CONTEXTO DEL PIBID: FORMACIÓN Y PARECERÍAINTENTOS DE APROPRIACIÓN DE LENGUAJE ACADÉMICO PARA LOS STUDIANTES: PRODUCCIÓN ESCRITA EN LA UNIVERSIDADE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

NASCIMENTO, MARI CLAIR MORO; BARBOSA, RAQUEL LAZZARI LEITE  y  OLIVEIRA, ANELISE MARTINELLI BORGES DE. FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.149-169. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p149-169.

Este estudo, com o objetivo de apresentar a diversidade de instrumentos avaliativos como um aspecto que pode favorecer a formação e a atuação de futuros professores, está embasado na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de questionário. As informações adquiridas foram analisadas, categorizadas e quantificadas, tendo por fundamento a análise de conteúdo. O olhar se volta para a avaliação nos cursos de formação de professores, por acreditarmos que, se os futuros professores experienciarem a diversidade de instrumentos avaliativos, poderão ampliar seus conhecimentos a respeito do status da própria aprendizagem e da formação, valendo-se dessa prática quando estiverem no exercício da docência, tendo em vista favorecer a melhoria do conhecimento dos alunos com os quais estarão atuando no contexto da educação básica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, em uma turma do 2º. ano, em um curso de Pedagogia, cujo funcionamento ocorre em uma universidade pública situada no Estado do Paraná. Os dados possibilitaram perceber o portfólio e o mapa conceitual como os instrumentos avaliativos que mais proporcionaram aprendizagens, bem como a importância do feedback do professor aos alunos, por ser essencial a devolutiva acerca da qualidade das aprendizagens.

Palabras clave : INSTRUMENTOS AVALIATIVOS; AVALIAÇÃO FORMATIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )