SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOSHIPERTEXTO: A FORMAÇÃO DE UM LEITOR COMO AUTOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MORETTO, MILENA. TENTATIVAS DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ACADÊMICA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: A PRODUÇÃO ESCRITA NA UNIVERSIDADE. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.171-186. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p171-186.

Tem se tornado fato corriqueiro a dificuldade de alunos universitários em se apropriarem da linguagem acadêmica para o desenvolvimento de trabalhos legitimados no meio universitário. Diante disso, as universidades têm criado programas e disciplinas na tentativa de minimizar o déficit em relação não apenas à apropriação do discurso científico, mas de dificuldades básicas da língua materna. Levando em consideração esse cenário, o presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo analisar que estratégias os estudantes de graduação têm utilizado para a produção do gênero Trabalho de Conclusão de Curso. Para isso, analisamos um TCC desenvolvido por um grupo de alunos concluintes de um curso de Administração de Empresas de uma faculdade particular da região de Campinas. A análise foi baseada nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria da enunciação e nos princípios da análise do discurso de linha francesa. Acreditamos que nossas análises possam suscitar reflexões acerca da necessidade de mais pesquisas voltadas à escrita acadêmica.

Palavras-chave : LINGUAGEM ACADÊMICA; ESCRITA ACADÊMICA; TRABALHO DE CONCLUSÃO DECURSO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )