SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2ETNOCENTRISMO E TEORIA CRÍTICA. DOIS CASOS: ESTADOS UNIDOS E MÉXICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

IPAR, EZEQUIEL EDUARDO. O MAL-ESTAR NA GLOBALIZAÇÃO. NOVAS FORMAS DE AUTORITARISMO SOCIAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.15-32. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p15-32.

No contexto da crise que eclodiu no mercado financeiro em 2008, muitos cientistas sociais diagnosticaram um “mal-estar na globalização”, que reuniu uma série de fenômenos diferentes: o ressurgimento do nacionalismo, a ruptura de pactos de solidariedade institucionalizados, a crescente influência de discursos e partidos políticos abertamente xenófobos e racistas, uma nova onda de críticas às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo desregulado e novas demandas de proteção social. Nesse contexto de “mal-estar na globalização”, o surgimento de novas e velhas formas de autoritarismo social constitui uma constelação específica de fenômenos, que precisa ser investigada em sua particularidade. O nosso trabalho centra-se nessa constelação do autoritarismo social contemporâneo, conectando com uma pesquisa mais ampla que se refere aos problemas e desafios das democracias contemporâneas.

Palavras-chave : AUTORITARISMO; IDEOLOGIA; DEMOCRACIA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )