SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O MAL-ESTAR NA GLOBALIZAÇÃO. NOVAS FORMAS DE AUTORITARISMO SOCIALONDE ESTÁ A TEORIA CRÍTICA? EUROCENTRISMO E MARGINALIZAÇÃO NA TEORIACRÍTICA EUROPÉIA E AMERICANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

GANDLER, Stefan. ETNOCENTRISMO E TEORIA CRÍTICA. DOIS CASOS: ESTADOS UNIDOS E MÉXICO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.33-56. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p33-56.

Como é possível compreender uma determinação cultural específica da praxis humana, especialmente a produtiva e a consumista, sem cair em assuntos humanos etnológicos, em suas formas cotidianas de reprodução, ou construção de fixações biológicas? A antiga faculdade sénior da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) Bolívar Echeverría (Riobamba, Equador 1941 - Cidade do México 2010), que não limita cultura humana às suas formas “elevadas” e baseia sua análise na maneira precisa de reprodução material, encontra uma imagem adequada dessa relação entre Liberdade e tradição, entre individualidade e uma determinação historicamente e geograficamente determinada pela coletividade. Esta imagem reside em linguagens humanas, seus inúmeros atos de fala e em uma ciência que estuda a relação de interdependência entre eles: semiologia.

Palavras-chave : TEORIA CRÍTICA; ETNOCENTRISMO; ESTADOS UNIDOS; MÉXICO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )