SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2ETNOCENTRISMO E TEORIA CRÍTICA. DOIS CASOS: ESTADOS UNIDOS E MÉXICOHANNAH ARENDT: NÃO SUPORTAR O MAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FARR, ARNOLD. ONDE ESTÁ A TEORIA CRÍTICA? EUROCENTRISMO E MARGINALIZAÇÃO NA TEORIACRÍTICA EUROPÉIA E AMERICANA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.57-70. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p57-70.

Neste artigo, examinarei a marginalização de certas formas de teoria crítica nos EUA. Argumento que as grandes recusas reais foram abandonadas por muito do que se chama de teoria crítica. O que é aceito como teoria crítica na academia geralmente está ligado à posição social daqueles que fazem a teoria. Ou seja, muitas vezes a teoria crítica é construída por aqueles que gostam certo grau de conforto social e criou uma lacuna entre eles e os “Desgraçados da terra” que sofrem diariamente. A teoria crítica torna-se a teorização da Torre de Marfim. Finalmente, argumentarei que Herbert Marcuse era um teórico crítico que tentava ficar conectado àqueles que sofrem. Vou fazer algumas propostas baseadas na teoria crítica de Herbert Marcuse sobre Educação, no quadro feminista negro da interseccionalidade e no que eu chamo de sintonia democrática.

Palavras-chave : TEORIA CRÍTICA; EUROCENTRISMO; MARGINALIZAÇÃO; EUROPA; AMÉRICA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )