SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2ONDE ESTÁ A TEORIA CRÍTICA? EUROCENTRISMO E MARGINALIZAÇÃO NA TEORIACRÍTICA EUROPÉIA E AMERICANAACELERAÇÃO SOCIAL E CULTURA DIGITAL: NOVAS FORMAS DE DOMINAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

RAMOS, SILVANA DE SOUZA. HANNAH ARENDT: NÃO SUPORTAR O MAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.71-82. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p7-20.

O artigo pretende analisar as reflexões arendtianas a respeito do mal, especialmente as encontradas em trabalhos em que a autora discute os desafios para a ação e o pensamento autônomo sob regimes políticos autoritários. Minha intenção é apresentar as consequências da experiência totalitária para a nossa compreensão da responsabilidade moral, quando se abre uma lacuna entre o passado e o presente, ou seja, quando surge um abismo que nos separa da tradição. Segundo Arendt, tanto o totalitarismo quanto os crimes realizados sob sua égide não encontram precedente ou nome registrados na história ou no pensamento. À luz de tal condição, o pensamento tradicional por si só não permite entender o significado de eventos e de ações no mundo moderno. Assim, com a ajuda de Arendt, o artigo tenta ler ambos, eventos e ações, porque eles são o único suporte capaz de orientar o pensamento de modo que se possa dar nome à experiência moderna do mal.

Palavras-chave : HANNAH ARENDT; TOTALITARISMO; MAL; AÇÃO; PENSAMENTO; RESPONSABILIDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )