SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2HANNAH ARENDT: NÃO SUPORTAR O MALVIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O BULLYING NA CONCEPÇÃO DE EDUCADORES EM ANANINDEUA (PA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SEVERIANO, MARIA DE FÁTIMA VIEIRA. ACELERAÇÃO SOCIAL E CULTURA DIGITAL: NOVAS FORMAS DE DOMINAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.83-101. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p83-101.

O conceito iluminista de progresso encerrou, no decorrer dos últimos séculos, um otimismo quanto ao futuro da espécie humana: a crença de que os avanços da ciência, da técnica e da razão propiciariam não apenas uma melhoria nas condições objetivas de vida do homem, mas também atenderiam aos anseios por bem-estar subjetivo, felicidade e emancipação. Atualmente, vive-se um tempo em que o mundo digital alcançou níveis exponenciais de crescimento, produzindo uma compressão do espaço e do tempo, que possibilita a automação do trabalho e a realização de tarefas humanas de forma simultânea e sem fronteiras. Entretanto, o “progresso tecnológico” não redundou em “progresso humanitário” (MARCUSE, 1980). Nesse contexto, este trabalho propõe realizar uma reflexão, na perspectiva da Teoria Crítica, acerca das novas temporalidades no contexto da cultura digital, problematizando a atual experiência de aceleração temporal no ritmo de vida dos indivíduos e suas implicações para a emancipação. Privilegia uma reflexão a respeito das repercussões psicossociais da atual regulação do tempo livre como forma de dominação social, a partir de duas perspectivas: a cultura do consumo, que ao transformar o tempo livre em objeto de consumo fetichizado o integra à lógica produtivista do trabalho, e o desenvolvimento e a miniaturização das tecnologias digitais que, convertidos em próteses humanas, transformam o homem num receptáculo, sem mediações, de todas as demandas sociais, econômicas e culturais. Considerando-se que as facilidades auferidas pelos recursos tecnológicos deveriam dar subsídios para a emancipação do indivíduo e sua libertação do trabalho/labuta, interroga-se a respeito do atual paradoxo entre a incessante inovação tecnológica e a frequente escassez de tempo, sob a égide da cultura do consumo.

Palavras-chave : TEMPO; ACELERAÇÃO; TECNOLOGIAS DIGITAIS; CONSUMO; DOMINAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )