SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2ACCELERACIÓN SOCIAL Y LA CULTURA DIGITAL: NUEVAS FORMAS DE DOMINACIÓNGLOBALIZATION, COUNTERREVOLUTION AND NEW SENSIBILITY: READING MARCUSE’S 1974 PARIS LECTURES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

GIORDANO, ROSELY CABRAL  y  NAZARETH, LANA JENNYFFER SANTOS. VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O BULLYING NA CONCEPÇÃO DE EDUCADORES EM ANANINDEUA (PA). Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.103-126. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p103-126.

O tema do ensaio – vinculado à pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2013) – incide sobre a violência escolar presente no bullying. Examinamos, especificamente, concepções de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) das 8a séries/9º. anos de três escolas públicas do município de Ananindeua (PA) acerca de questões envolvidas no bullying. Tais concepções foram levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas e se voltam à percepção desses educadores acerca das causas do bullying; a respeito do perfil dos alunos que agridem e/ou são agredidos; sobre se os alunos em situação de inclusão são vitimizados tanto quanto os demais alunos nas escolas em que trabalham e, finalmente, com relação às possíveis ações para combater o bullying escolar. A análise das referidas concepções é realizada a partir do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, particularmente, da investigação social empírica, conforme proposições de Adorno, Horkheimer e Marcuse.

Palabras clave : TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE; VIOLÊNCIA ESCOLAR; DISCRIMINAÇÃO E PRE-CONCEITO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )