SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2ACELERAÇÃO SOCIAL E CULTURA DIGITAL: NOVAS FORMAS DE DOMINAÇÃOGLOBALIZAÇÃO, CONTRARREVOLUÇÃO E NOVA SENSIBILIDADE: LEITURA DAS PALESTRAS DE PARIS DE 1974 DE MARCUSE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

GIORDANO, ROSELY CABRAL  e  NAZARETH, LANA JENNYFFER SANTOS. VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O BULLYING NA CONCEPÇÃO DE EDUCADORES EM ANANINDEUA (PA). Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.103-126. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p103-126.

O tema do ensaio – vinculado à pesquisa Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade (CROCHÍK, 2013) – incide sobre a violência escolar presente no bullying. Examinamos, especificamente, concepções de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) das 8a séries/9º. anos de três escolas públicas do município de Ananindeua (PA) acerca de questões envolvidas no bullying. Tais concepções foram levantadas por meio de entrevistas semiestruturadas e se voltam à percepção desses educadores acerca das causas do bullying; a respeito do perfil dos alunos que agridem e/ou são agredidos; sobre se os alunos em situação de inclusão são vitimizados tanto quanto os demais alunos nas escolas em que trabalham e, finalmente, com relação às possíveis ações para combater o bullying escolar. A análise das referidas concepções é realizada a partir do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, particularmente, da investigação social empírica, conforme proposições de Adorno, Horkheimer e Marcuse.

Palavras-chave : TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE; VIOLÊNCIA ESCOLAR; DISCRIMINAÇÃO E PRE-CONCEITO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )