SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2OCUPAR, RESISTIR E A LUTA NAS REDES SOCIAISAPONTAMENTOS SOBRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AAUTORIDADE PEDAGÓGICA NO MUNDO DIGITAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CHAVES, Juliana de Castro. KARL MARX E A TEORIA CRÍTICA: INFLEXÃO PARA A PRÁXIS DO CONHECIMENTO SOBRE MÍDIA E FORMAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.151-166. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p151-166.

Esse artigo tem o objetivo de discutir algumas contribuições de Karl Marx, que também são fundantes para a Teoria Crítica, no sentido de refletir a respeito da importância da práxis na produção do conhecimento sobre mídia e formação. Para fazer este debate, retomamos e priorizamos tanto as contribuições de Marx em seu diálogo com a filosofia e os economistas, economia política clássica, no que diz respeito ao método que revela e transforma a realidade, como o debate que Horkheimer realiza com os fundamentos de Marx para diferenciar a Teoria Crítica da Teoria Tradicional e alertar o quanto a produção de determinado conhecimento pode reproduzir uma sociedade desigual. Revelar as contradições, a relação entre todo e parte, superar o imediato, o aparente, para decifrar as determinações do real e abordar a produção social de qualquer objeto pesquisado, é fundamental para o conhecimento crítico. Problematizar a produção em meio ao primado da representação nos estudos sobre mídia e formação faz um giro que demarca a diferenciação dos estudos críticos e de uma práxis necessária à atualidade.

Palavras-chave : KARL MARX; TEORIA CRÍTICA; PRÁXIS; MÍDIA; FORMAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )