SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2KARL MARX E A TEORIA CRÍTICA: INFLEXÃO PARA A PRÁXIS DO CONHECIMENTO SOBRE MÍDIA E FORMAÇÃODOÇURA E LABOR: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICACOM FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

RIPA, ROSELAINE. APONTAMENTOS SOBRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AAUTORIDADE PEDAGÓGICA NO MUNDO DIGITAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.167-180. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p167-180.

Esse artigo tem o objetivo de trazer apontamentos sobre o crescimento da educação a distância no Ensino Superior no Brasil, por meio de reflexões acerca das relações entre mídia e educação no mundo digital, bem como, as perspectivas de utilização das metodologias da EaD em outros níveis e sistemas de ensino, a partir da sua implantação como modalidade educacional com a publicação da LDB nº 9394/96. Nessa perspectiva, considerando alguns dados relativos à educação a distância no Brasil retirados dos últimos relatórios técnicos do Censo do Ensino Superior, apresentaremos alguns estudos que analisam a implantação da educação a distância e sua relação com a construção de um projeto educacional que utiliza as tecnologias de informação e educação nos processos de ensino e aprendizagem. Em seguida, iremos propor alguns questionamentos sobre a docência no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, utilizando estudos que destacam reflexões sobre a autoridade pedagógica no mundo digital, tendo como perspectiva a Teoria Crítica da Sociedade.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; DOCÊNCIA; MÍDIA; TEORIA CRÍTICA; ENSINO SUPERIOR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )