SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2NOTAS SOBRE LA MODALIDAD A DISTANCIA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR Y LA AUTORIDAD DE LA ENSEÑANZA EN EL MUNDO DIGITALCOMPREHENSIVE EDUCATION IN BRAZIL: FROM HISTORICAL EXPERIENCES TO THE PROGRAM CALLED PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TANCREDI, REGINA MARIA SIMÕES PUCCINELLI  y  RESENDE, ADRIANA TORQUATO. DOÇURA E LABOR: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICACOM FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.181-198. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p167-180.

O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º. ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas ancoradas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa justifica-se porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.

Palabras clave : PRÁTICA PEDAGÓGICA; ENSINO DE FRAÇÃO; ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )