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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

TANCREDI, REGINA MARIA SIMÕES PUCCINELLI  e  RESENDE, ADRIANA TORQUATO. DOÇURA E LABOR: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICACOM FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.181-198. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p167-180.

O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º. ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas ancoradas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa justifica-se porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.

Palavras-chave : PRÁTICA PEDAGÓGICA; ENSINO DE FRAÇÃO; ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

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