SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2SWEETNESS AND LABOR: A PEDAGOGICAL PRACTICE WITH FRACTIONS IN THE EARLY YEARS IN K-12 EDUCATIONUNIVERSITY, COMMUNITY AND KNOWLEDGE: INTERACTIONS NECESSARY FOR PEDAGOGICAL TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

VALENTINI, CAMILA ALTMAYER  and  ZUCCHETTI, DINORA TEREZA. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: DAS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.199-214. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p199-214.

Recorte da pesquisa qualitativa intitulada “O currículo escolar e o Programa Mais Educação: um diálogo possível?”, o artigo é um estudo de revisão teórica cujo objetivo é apresentar a trajetória histórica, social e política que consubstancia experiências de Educação Integral no Brasil. Desde Anísio Teixeira com o Centro Carneiro Ribeiro, passando por Darcy Ribeiro e os CIEPs, chega-se ao Programa Mais Educação, proposta contemporânea de ampliação da jornada escolar que sugere a indução à Educação Integral nas escolas públicas de Ensino Fundamental. O texto alude a experiências educativas que aproximam a assistência social ao campo da educação por meio de práticas socioeducativas, pautadas pela ideia de que crianças e adolescentes das classes populares demandam pela ampliação da jornada escolar. Mais tempo de escola, enquanto ação afirmativa, em uma sociedade de oportunidades desiguais, por vezes aproxima, em outras distâncias as experiências históricas em questão.

Keywords : EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INTEGRAL; JORNADA ESCOLAR INTEGRAL; PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )