SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2DOÇURA E LABOR: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICACOM FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALUNIVERSIDADE, COMUNIDADE E CONHECIMENTOS: INTERAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

VALENTINI, CAMILA ALTMAYER  e  ZUCCHETTI, DINORA TEREZA. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: DAS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.199-214. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p199-214.

Recorte da pesquisa qualitativa intitulada “O currículo escolar e o Programa Mais Educação: um diálogo possível?”, o artigo é um estudo de revisão teórica cujo objetivo é apresentar a trajetória histórica, social e política que consubstancia experiências de Educação Integral no Brasil. Desde Anísio Teixeira com o Centro Carneiro Ribeiro, passando por Darcy Ribeiro e os CIEPs, chega-se ao Programa Mais Educação, proposta contemporânea de ampliação da jornada escolar que sugere a indução à Educação Integral nas escolas públicas de Ensino Fundamental. O texto alude a experiências educativas que aproximam a assistência social ao campo da educação por meio de práticas socioeducativas, pautadas pela ideia de que crianças e adolescentes das classes populares demandam pela ampliação da jornada escolar. Mais tempo de escola, enquanto ação afirmativa, em uma sociedade de oportunidades desiguais, por vezes aproxima, em outras distâncias as experiências históricas em questão.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INTEGRAL; JORNADA ESCOLAR INTEGRAL; PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )