SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2LA EDUCACIÓN INTEGRAL EN BRASIL: DE LAS EXPERIENCIA. HISTÓRICAS AL PROGRAMA MÁS EDUCACIÓNBLENDED LEARNING, TECHNOLOGIES AND THE NEW COGNITIVE ECOLOGY: A LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

FALABELO, RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA. UNIVERSIDADE, COMUNIDADE E CONHECIMENTOS: INTERAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.215-227. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p215-227.

Este trabalho apresenta resultados do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, “Vidas em Aberto”, realizado, desde 2005, com crianças em dificuldades na apropriação qualitativa da leitura e da escrita, moradoras do entorno do Campus Universitário de Cametá/UFPA. Metodologia: bolsistas de iniciação científica e extensionistas, do curso de Pedagogia, em vivência teórico-empírica, visitam famílias convidando suas crianças; os encontros acontecem no campus aos finais de semana; as atividades didáticas e culturais fazem uso de textos narrativos e poéticos; desenho, pintura; música regional/local; lendas, mitos, folclore, enquanto recursos indispensáveis à apropriação e ao domínio da linguagem. Trabalhar a leitura e a escrita de forma rica e diversificada, possibilitando a interação com os diversos gêneros simbólicos, vem se constituindo em motivadora estratégia a essas crianças ressignificar suas relações com os conhecimentos escolares e a cultura historicamente acumulada pela humanidade, experimentando a leitura e a escrita como atividades e práticas sociais fundamentais a sua formação.

Keywords : CRIANÇA; LEITURA; ESCRITA; INCLUSÃO SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )