SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: DAS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃOENSINO HÍBRIDO, TECNOLOGIAS E A NOVA ECOLOGIA COGNITIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FALABELO, RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA. UNIVERSIDADE, COMUNIDADE E CONHECIMENTOS: INTERAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.215-227. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p215-227.

Este trabalho apresenta resultados do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, “Vidas em Aberto”, realizado, desde 2005, com crianças em dificuldades na apropriação qualitativa da leitura e da escrita, moradoras do entorno do Campus Universitário de Cametá/UFPA. Metodologia: bolsistas de iniciação científica e extensionistas, do curso de Pedagogia, em vivência teórico-empírica, visitam famílias convidando suas crianças; os encontros acontecem no campus aos finais de semana; as atividades didáticas e culturais fazem uso de textos narrativos e poéticos; desenho, pintura; música regional/local; lendas, mitos, folclore, enquanto recursos indispensáveis à apropriação e ao domínio da linguagem. Trabalhar a leitura e a escrita de forma rica e diversificada, possibilitando a interação com os diversos gêneros simbólicos, vem se constituindo em motivadora estratégia a essas crianças ressignificar suas relações com os conhecimentos escolares e a cultura historicamente acumulada pela humanidade, experimentando a leitura e a escrita como atividades e práticas sociais fundamentais a sua formação.

Palavras-chave : CRIANÇA; LEITURA; ESCRITA; INCLUSÃO SOCIAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )