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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
ANGELUCI, ALAN CÉSAR BELO e CACAVALLO, MARCELLO. ENSINO HÍBRIDO, TECNOLOGIAS E A NOVA ECOLOGIA COGNITIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.229-246. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p229-246.
O presente artigo revisita conceitos e autores que versam a respeito das transformações contemporâneas promovidas pelas TICs e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação. Observando os processos comunicacionais contemporâneos por meio de autores da cibercultura, busca-se indicar conceitos que apontem para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Novas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais. Elas permitem a interação entre professor, aluno e conteúdo mediada por ferramentas e processos que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Para além disso, as inovações advindas desse novo cenário contemporâneo têm desenvolvido e aprimorado múltiplas inteligências, resultado de uma nova ecologia cognitiva que plasma as inteligências humanas e artificiais. Isso exige um sistema educacional que esteja comprometido com o ambiente de aprendizagem do século XXI – caracterizado pela multiplicidade de lugares (sejam eles virtuais e físicos), ideias, pessoas e perfis profissionais mais interdisciplinares, plurais e adaptados às tecnologias.
Palavras-chave : COMUNICAÇÃO; CIBERCULTURA; TECNOLOGIA; EDUCAÇÃO; ENSINO HÍBRIDO.