SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2BLENDED LEARNING, TECHNOLOGIES AND THE NEW COGNITIVE ECOLOGY: A LITERATURE REVIEWWHAT MOVES THE NON-PARTY SCHOOL MOVEMENT? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

MARTINS, MARCOS FRANCISCO. MARX E ENGELS: APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.247-266. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p247-266.

Este artigo apresenta uma leitura da educação no marxismo originário a partir de pesquisa bibliográfica. Tomaram-se como referência os incipientes escritos de Marx e Engels a respeito da questão educativa escolar e se procurou inferir, por uma interpretação gramsciana, os traços característicos de um projeto de formação humana. São apontados como elementos demarcadores de propostas educativas marxianas a noção da educação como imanente ao processo de produção do ser social, a adoção do trabalho como princípio educativo e a perspectiva de luta de classes. Ao final, está sintetizado o debate acerca das terminologias que identificam tais propostas.

Keywords : ENGELS; FRIEDRICH; MARX; KARL; GRAMSCI; ANTONIO; MARXISMO; EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )