SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2EDUCACIÓN HÍBRIDA, TECNOLOGÍAS Y LA NUEVA ECOLOGÍACOGNITIVA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURALO QUE MUEVE EL MOVIMIENTO ESCUELA SIN PARTIDO? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

MARTINS, MARCOS FRANCISCO. MARX E ENGELS: APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.247-266. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p247-266.

Este artigo apresenta uma leitura da educação no marxismo originário a partir de pesquisa bibliográfica. Tomaram-se como referência os incipientes escritos de Marx e Engels a respeito da questão educativa escolar e se procurou inferir, por uma interpretação gramsciana, os traços característicos de um projeto de formação humana. São apontados como elementos demarcadores de propostas educativas marxianas a noção da educação como imanente ao processo de produção do ser social, a adoção do trabalho como princípio educativo e a perspectiva de luta de classes. Ao final, está sintetizado o debate acerca das terminologias que identificam tais propostas.

Palabras clave : ENGELS; FRIEDRICH; MARX; KARL; GRAMSCI; ANTONIO; MARXISMO; EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )