SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3ANALYSIS OF THE INTEGRAL EDUCATION PROGRAM IN THE PERSPECTIVE OF SCHOOL PERFORMANCETHE NATIONAL PROGRAM SCHOOL MANAGERS OF BASIC EDUCATION AT THE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-MG: IMPASSES AND PERSPECTIVES IN THE MANAGER’S POINT OF VIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

FABRIN, MARIA EDUARDA CARRENHO; BALISCEI, JOÃO PAULO  and  STEIN, VINÍCIUS. O ARTÍSTICO NO COTIDIANO: OS SIGNIFICADOS DA ARTE DE FRIDA KAHLO NOS CALÇADOS DA AREZZO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.27-49. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p27-49.

Ainda hoje, a vida e obra de Frida Kahlo, artista mexicana cuja estética é amplamente reconhecida, continuam repercutindo em imagens cinematográficas, bibliográficas e publicitárias. Neste artigo, nosso objetivo é identificar e analisar as maneiras como as referências artísticas são veiculadas e consumidas nas visualidades contemporâneas. Para isso, investigamos duas produções distintas denominadas Viva la Vida. A primeira trata-se de uma pintura do gênero natureza-morta, elaborada por Frida Kahlo em 1954, pouco antes de sua morte. A segunda constitui-se de uma coleção de bolsas e calçados produzida e divulgada pela marca Arezzo ao longo de 2015. Quais as convergências expressivas apresentadas entre esses dois artefatos culturais? Quais os desdobramentos do artístico nas visualidades cotidianas? Respaldados no Estudo da Cultura Visual e nas referências oferecidas pelas duas versões de Viva la Vida, identificamos elementos de intersecção que aproximam a arte institucional às visualidades populares contemporâneas.

Keywords : ARTE; FRIDA KAHLO; VISUALIDADES; CULTURA VISUAL; EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )