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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SOUZA, VALDIRENE ELIANE BAILON DE; COELHO, EDGAR PEREIRA  e  MELLO, RITA MÁRCIA ANDRADE VAZ DE. O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-MG: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DO GESTOR. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.51-65. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p51-65.

O presente artigo analisa os principais impasses e perspectivas da formação continuada de Gestores Escolares e, ao mesmo tempo se essa formação a distância no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), ofertado pela Universidade Federal de Viçosa-MG, contribuiu para a prática pedagógica desse profissional. Para responder aos questionamentos da pesquisa, adotou-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: análise teórico-bibliográfica, análise da matriz curricular e dos documentos oficiais do PNEGEB, análise de dez TCCs dos cursistas/gestores da Zona da Mata Mineira, período 2013-2014, e aplicação de cinco questionários aos gestores já egressos pelo programa. Os resultados apontaram situações problema importantes, onde fica explícito que a educação brasileira sofre com os mais diversos problemas e carências de origem socioeconômica e política. Indicaram ainda que os gestores entenderam que essa formação e a prática reflexiva foram fundamentais para uma mudança e uma consequente melhoria da atuação profissional. Ademais, as análises mostraram que essa formação continuada foi relevante em sua essência diante da prática pedagógica dos gestores.

Palavras-chave : PROGRAMA NACIONAL ESCOLAS DE GESTORES; GESTÃO DEMOCRÁTICA; FORMAÇÃO CONTINUADA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

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