SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3EL PROGRAMA NACIONAL ESCUELA DE GESTORES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-MG: Y PERSPECTIVAS EN LA VISIÓN DEL GESTORLA CIUDAD Y LOS MUSEOS: ESTUDIO DE LA COGNICIÓN Y LA TECNOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

PINTO, KEILA SANTOS  y  CHALUH, LAURA NOEMI. Práticas de escrita de educadoras como exPeriência formativa na escola. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.67-83. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p67-83.

Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Como professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, que ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão a respeito das potencialidades e das limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e acerca do outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes.

Palabras clave : PROFESSOR COORDENADOR; FORMAÇÃO CONTINUADA; ESCOLA; NARRATIVAS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )