SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3WRITING PRACTICES OF EDUCATORS AS A FORMATIVE EXPERIENCE IN THE SCHOOLRESEARCHES WITH NORBERT ELIAS IN THE HISTORY OF EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

CARVALHO, Cristina. A CIDADE E OS MUSEUS: COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS EM QUESTÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.85-103. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2pxx-xx.

O presente artigo aborda aspectos relacionados aos espaços não formais de educação, na perspectiva da cidade educadora, e o potencial dos museus no uso de tecnologias digitais para ampliar experiências educativas. Desse modo, são então analisadas algumas ações que vêm sendo desenvolvidas nessa área e que incorporam a cidade como ambiente de educação e memória coletiva de uma comunidade, a partir dos artefatos nos quais a memória é acionada e interpretada. Constata-se que o uso de ambientes virtuais e de tecnologias digitais tem se apresentado de modo cada vez mais recorrente em museus, modificando experiências corporais e culturais, e expandindo os espaços de aprendizagem.

Keywords : CIDADE; MUSEUS; TECNOLOGIAS; COGNIÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )